Categoria: DESIGN | Publicado em por | 17:56 | Autor: DUOCASA

Entender, planejar e satisfazer

Hoje, o design se faz totalmente presente no nosso dia a dia e cada vez mais se valoriza a otimização dos espaço e a personalização dos produtos conforme a vontade do cliente. Inicialmente, isso surgiu como uma oferta de luxo, disponível em poucas e exclusivas lojas. Hoje é uma realidade do mercado e se tornou o padrão de qualidade exigido por consumidores cada vez mais exigentes. Para falar sobre essa tendência no cenário brasileiro, conversamos com o diretor de criação da DUOCASACristiano Engelke.

ENTREVISTA
Cristiano Engelke – Diretor de Criação da DUOCASA

DUOBlog - O design de interiores incorpora muitas referências da arquitetura global em seus produtos. Quais os estilos em destaque atualmente?

Cristiano Engelke - As pessoas estão buscando, cada vez mais, sentirem-se confortáveis e acolhidas em casa. Para isto, existem estudos que aplicamos em nossa linha de produtos que identificam o comportamento do cliente. Com base nestes dados, o enquadramos dentro de um estilo. A proposta é entender o cliente e colocá-lo dentro de um estilo que está em voga, não impondo um determinado estilo ou tendência para o seu contexto. Por exemplo, a influência de materiais tecnológicos, de projetos minimalistas e de cores com identidade forte está identificada em uma grande fatia do público mais jovem. Para nós, este consumidor se enquadra no estilo “trend”. Este estilo, traduzido para o mobiliário, é representado por cores marcantes, desenho limpo, com o mínimo de puxadores e depreendido das paredes, com cheios e vazados e peças mais soltas dentro do ambiente.

DUOBlog – Por que os móveis planejados são a melhor opção para o consumidor?

Cristiano Engelke - Justamente por ter a proposta de fazer um projeto personalizado para cada estilo de cliente, com qualidade e com uma base que é desenvolvida de acordo com o que está acontecendo de mais atual em termos de estilos, propostas e materiais.

DUOBlog – Quais as principais diferenças entre móveis planejados e os feitos sob medida?

Cristiano Engelke - 
Os móveis planejados tem um apoio maior no desenvolvimento de produtos e conceitos, o que cria um respaldo melhor para o cliente na hora da compra. Além disto, o desenvolvimento que parte de uma lógica de modulação e opções confere ao produto final mais qualidade na execução e maior durabilidade. No caso do móvel sob medida, o produto é adaptado a um determinado espaço, sem existir um embasamento técnico. Cada projeto executado no setor de sob medida, é um projeto diferente do outro e, consequentemente, com uma qualidade questionável, pois aquele produto não foi estudado e sim foi adaptado para aquele espaço.

DUOBlog - Além de oferecer uma boa cartela de planejados, a DUOCASA também disponibiliza orientação e consulta sobre conceitos e estilos de decoração para o consumidor através de Workshops. Por que esse trabalho é importante para a marca?

Cristiano Engelke - 
O Workshop da DUOCASA, na verdade, apresenta ao consumidor todo o embasamento da pesquisa aplicada a decoração. A marca busca nas raízes regionais e no toque dos produtos feitos a mão uma identidade maior com o consumidor atendido.

DUOBlog – Como é a relação entre arquitetos, empresas e a DUOCASA no desenvolvimento dos móveis planejados? Há uma troca de informações com esses profissionais?

Cristiano Engelke - 
Com certeza, a nossa premissa é de sempre compartilhar informação para que o desenvolvimento cultural esteja acompanhando o desenvolvimento econômico do país.

DUOBlog – Com a utilização do MDF e MDP na elaboração de móveis, a sustentabilidade é um diferencial neste mercado? Por quê?

Cristiano Engelke - A DUOCASA utiliza somente o MDF por se tratar de um produto de maior qualidade, comparado ao MDP. Este material parte da utilização de madeira reflorestada, sem desperdício na produção e também é um material reciclável, seguindo assim todas as premissas da sustentabilidade.

DUOBlog – O que os consumidores mais procuram: o contemporâneo ou o clássico?

Cristiano Engelke - 
Atualmente o contemporâneo, e numa proporção maior em regiões próximas às capitas.

DUOBlog - Como percebes o crescimento do móvel planejado no país?

Cristiano Engelke - 
O móvel planejado está em constante crescimento e tomou o espaço de setores menos desenvolvidos, que demandam de uma mão de obra menos qualificada, como o setor de marcenarias. Acredito que esta constante não terá mais quedas, até porque a exigência do consumidor está aumentando e somente uma manufatura mais qualificada pode atender a este momento promissor do país.

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*Nome: Website: Comente:

 

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>