Categoria: ARQUITETURA | Publicado em por | 17:11 | Autor: DUOCASA

Um novo conceito de Biblioteca na Alemanha

Quando se pensa em Biblioteca, logo vem em mente aquele lugar com decoração antiga, com móveis igualmente velhos, tons neutros, em um ambiente fechado, divido por prateleiras. Pois bem: o escritótio de Eun Young Yi foi além desse visual para construir a nova Biblioteca Central de Stuttgart, na Alemanha. E o sucesso foi absoluto. Um edifício todo branco, onde os principais andares encontram-se conectados por escadas abertas e os livros cobrem as paredes exteriores de cada andar. Um projeto que surgiu em 1999 e foi concluído no ano passado.

É bom que se diga que a Biblioteca não teve sua construção iniciada em 1999, mas sim, seu projeto foi concebido nessa época. Ele concorreu e foi selecionado entre outros 235 competidores. A construção da nova Biblioteca Central de Stuttgard começou mesmo no primeiro semestre de 2008, sendo finalizado em outubro de 2011.

Tudo torna o edifício totalmente diferente das demais bibliotecas espalhadas pelo mundo. O prédio tem formato de um cubo, com onze andares – sendo dois subterrâneos. E o branco é a cor predominante. Dê uma olhadinha no vídeo abaixo para entender melhor.

Conforme o arquiteto sul coreano Eun Young Yi, a ideia era que local desse aos frequentadores a sensação de uma leitura ao ar livre, sobre a luz e o calor do sol. Para tanto, os pisos principais da biblioteca são em plano aberto, ligados por escadas ladeadas por corrimãos e para-peitos vazados. Tudo muito limpo, muito branco, facilitando a concentração em pesquisa e leitura.

As prateleiras ficam nas paredes do entorno de cada um dos andares. Na parte central da biblioteca, há um grande espaço aberto que permite uma visão da movimentação do prédio todo.

Estima-se que a construção do prédio, que levou pouco mais de três anos para ser concluída, custou aos cofres alemães cerca de 80 milhões de euros.

Comente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*Nome: Website: Comente:

 

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>